Gerar um ser humano é uma experiência bem surreal se você parar para pensar… Se um ano fazendo intercâmbio em outro país já pode mudar a vida de uma pessoa, imagine o que significa gestar um novo ser humano dentro do próprio corpo, e diariamente sentir a sua evolução, imaginando o que está por vir. Muitas mulheres só vão viver meses assim uma vez na vida… Acontece que nem sempre estamos preparadas para viver uma experiência tão transformadora.
Algumas mulheres, por exemplo, não sentem sua maternidade tão aflorada e se veem grávidas nas mais diversas circunstâncias, precisando lidar com o que está por vir, sem nem entender o que está rolando agora.
Algumas mulheres simplesmente nasceram para serem mães, anseiam muito por engravidarem, e têm dificuldades dos mais diversos níveis pra conseguirem se sentir completas.
Algumas mulheres planejam muito a gestação e, quando se deparam com a criação, se sentem um pouco perdidas e confusas.
Mas todas as mulheres se descobrem, se realizam, se superam, se esforçam e, apesar de tanto sentimento de culpa, dão o seu melhor.
Reservar um tempo pra você e por você é a melhor atitude que uma gestante pode ter, justamente para poder lidar com todos os desafios envolvidos no processo. Respirar conscientemente, manter a postura ereta, se conscientizar da sua energia vital, sobre o seu corpo e as mudanças que estão por vir. Parar alguns minutos para imaginar um bebê dentro da sua barriga e conversar com ele! É isso que eu mais gosto de proporcionar para as minhas alunas gestantes.
Por que é importante reservar um tempo para se conectar com você mesma durante a gestação?
1) Para estabelecer o vínculo com seu bebê.
2) Para honrar este ser que você está gestando.
3) Para oxigenar o corpo e a mente. Respirar é a coisa mais importante que você está fazendo agora. É o que mantém você e seu bebê vivos!
4) Para se sentir amada e respeitada por você mesma! Sentir suas intuições.
5) Falar das suas emoções com seu bebê vai te ajudar a abrir seu coração e se sentir entendida por ele. Depois que ele nascer, vai ser mais fácil se comunicar, acredite!
6) Se você colocar uma música pra tocar, esteja certa que ele reconhecerá por toda a infância/vida!
7) O professor Hermógenes, precursor da Yogaterapia no Brasil, dizia que “toda a educação acontece no ventre. Depois que o filho nasce a gente faz só alguns alinhamentos.” Pense nisso e seja o exemplo pra quem está te acompanhando em tempo integral. Mais do que você mesma, às vezes!!!
Espero você nos próximos posts! Até breve,
Carla